CONHEÇA - História
 
 

HISTÓRIA
 
As localidades pertencentes à área da Ecoestrada Serra Mar têm histórias. À medida que trabalharmos com nosso material de pesquisa, incluiremos as histórias de cada localidade. Por hora, apresentamos alguns aspectos históricos:

A Vila de Nova Friburgo foi criada em 3 de janeiro de 1820 por D. João VI para instalar os colonos Suíços.

Em cerca de 2 anos os colonos começaram a abandonar o projeto inicial, devido a impossibilidade de sobrevivência através do cultivo das terras que foram colocadas à disposição deles. Em função disso debandaram.

Em 1824 chegaram a Nova Friburgo colonos Alemães que também tiveram o mesmo destino do Suiços e também debandaram.
Alguns se aventuraram pelo médio Rio Grande, instalando-se em São José do Ribeirão, Bom Jardim, Barra Alegre, Santo Antônio e daí para São Pedro da Serra e Lumiar.

A localidade de SÃO PEDRO DA SERRA foi fundada por volta de 1822 por famílias de origem Suíça, que se deslocaram para o leste da então Fazenda do Morro Queimado, logo após a fundação da atual cidade de Nova Friburgo, hoje sede do município e aqui se instalaram às margens do Rio São Pedro.

A capela de São Pedro, padroeiro da localidade, é o mais antigo templo católico do município de Nova Friburgo, tendo sido construída por volta de 1850 e foi inaugurada em 22 de janeiro de 1865.

A capela de São Pedro foi edificada inicialmente ao estilo típico suíço, pela população católica de então, sobre a direção do seu vigário Pe João José Vivand.

Nela já aconteceram reformas não se apresentando hoje conforme o projeto original. As reformas ampliaram a parte de trás, criando novas dependências nos fundos. Foi construída uma Capela Funerária em uma das laterais e foi construída uma nova torre para os sinos localizada na fente da Capela e do outro lado da rua. Na frente da Capela foram construídos jardins e uma escadaria que dá acesso da Rua Rodrigues Alves. O sino original da Capela de São Pedro foi doação de Dom Pedro II e tem o Brazão Imperial marcado nele e constitui-se em uma atração turística.


A localidade de LUMIAR foi fundada por volta de 1828 por famílias de origem Suíça, que se deslocaram para o leste da então Fazenda do Morro Queimado.

A Capela de São Sebastião, em LUMIAR, data de 1870, estimadamente.

A história de LUMIAR e SÃO PEDRO DA SERRA está intimamente ligada à história dos Colonizadores Suiços que vieram para Nova Friburgo em 1820.

dape