CONHEÇA - Apresentação
 
 

APRESENTAÇÃO - ATRATIVOS NATURAIS, TURÍSTICOS E HISTÓRICOS.
 
DA SERRA AO MAR, UM RIO DE EMOÇÕES

A Ecoestrada Serra Mar segue por boa parte do seu percurso através do vale do Rio Macaé. O rio Rio Macaé, além de ser o caminho natural para o mar encontra-se neste trecho bem preservado e suas águas frias e cristalinas convidam o visitante para um banho refrescante em um dos seus inúmeros poços ou cachoeiras, que se formam ao longo de todo o trajeto.

Suas quedas e correntezas emocionantes são propícias para a prática de esportes radicais, atraindo todos aqueles que buscam aventura e contato com a natureza.

Para os menos ousados, nada como sentar-se a sombra de uma árvore à beira do caminho para descansar, respirar ar puro e fazer um piquenique.

Conhecer e preservar o rio Macaé é preciso. O trecho preservado do rio abriga espécies de peixes endêmicas, como do cascudo, do gênero Rineloricaria, ainda não catalogados pela ciência

HISTÓRIA, CONTOS E LENDAS

A rota hoje conhecida como Ecoestrada Serra Mar, já era utilizada a muito tempo por tropeiros que subiam e desciam as serras, com suas mulas, para escoar a produção agrícola até o mar e para trocar ou comprar mantimentos.
Também há relatos de um Quilombo, formado por negros fugitivos e índios que estavam ligados a figura lendário do “Mão de Luva”, que era uma espécie de justiceiro, que desviava o ouro do império e distribuía entre os seus protegidos. As lendas e histórias do Mão de Luva relatam batalhas históricas entre seu bando e soldados do imperiais, no qual esteve presente, o Alferes José Joaquim da Silva Xavier, que ficou conhecido como Tiradentes. A lenda também se refere a um esplêndido tesouro que Mão de Luva deixou escondido em uma gruta, nessas serras, e que até hoje não foi encontrado.
AS FLORES DA MATA ATLÂNTICA

A Mata Atlântica emoldura a Ecoestrada. Neste cenário de grandes paisagens é impossível passar sem ficar em algum momento extasiado com as maravilhas da natureza e sem ter vontade de parar a beira do rio ou de uma cachoeira para experimentar suas águas puras e cristalinas.

É neste momento que pode-se encontrar alguma trilha ou caminho que leve mais para dentro da Mata, para o encontro com as flores, sues aromes e cores. Ouvir os pássaros. Caminhar entre as árvores, descansar a sombra do ipê, ou se encantar com o tamanho do jequitibá. Conhecer a importância de preservar a Mata Atlântica e entender a sua importância para a manutenção do clima e do solo da região.

ENCANTOS E RECANTOS

A Ecoestrada Serra Mar liga cidades e povoados, que apesar de estarem entre dois municípios, separados apenas por alguns quilômetros, desenvolveram, ainda assim, culturas e estilos próprios, bem diferentes um dos outros. Uma boa explicação para isso é a própria topografia acidentada da região o que gerava dificuldades de acesso, isolando as vilas, especialmente no período das chuvas. A própria Ecoestrada só foi totalmente asfaltada em 2006. Assim, cada um desses recantos acabou desenvolvendo seus próprios encantos.
dape